Pesquisa da Maturidade do Processo de Gestão de Riscos no Brasil – 2020
A busca por crescimento e a necessidade constante de se reinventar requer das empresas uma visão de futuro. A medida que são exploradas novas abordagens e que o cenário atual muda, as empresas que se “blindam” , ou seja, conhecem os riscos que estão incorrendo e os mantêm sob controle, têm vantagem competitiva. Neste momento, isso nunca mostrou-se tão importante e necessário.
Tão importante quanto, é entender o que gera valor ao negócio (e o que pode destruir esse valor), aonde se deseja chegar, o Apetite a Risco da empresa e investir em uma cultura voltada a riscos. O resultado desta combinação gera a verdadeira “receita do bolo” , que quando se encontra a proporção adequada dos “ingredientes” , as expectativas tendem a ser alcançadas. Em outras palavras, diz respeito ao alinhamento entre risco assumido e retorno esperado, ponderando os mecanismos de proteção existentes, bem como contando com a gestão de riscos como ferramenta para a tomada de decisão para o devido direcionamento dos investimentos.
À Gestão de Riscos, deve ser estabelecido um processo, uma vez que as mudanças acontecem a todo momento e, geralmente, sem aviso prévio. Aliás, atualmente estamos vivenciando essa situação na prática, o chamado “cisne negro” , também conhecido como aquele risco que existe e cujo impacto da materialização é profundo em nossas vidas e de nossas empresas, porém a probabilidade de algum evento o desencadear é proporcionalmente rara. Quando uma empresa tem um processo de Gestão de Riscos fortemente estabelecido, possui planos de contingência e a estrutura de Governança Corporativa preparada para deliberar sobre o melhor caminho a ser seguido, mesmo ao se deparar com algo tão impactante ao seu negócio, ela tende a tomar decisões de retomada e se recuperar muito mais rápido do que as demais, pois possui capacidade de adaptação e agilidade nessa resposta.
A 2ª Edição da Pesquisa da Maturidade do Processo de Gestão de Riscos no Brasil buscou entender o quanto as empresas estão preparadas para os desafios desta nova realidade que nos apresenta e comparar as mudanças observadas neste processo ao longo do período de dois anos, quando foi obtido o primeiro retrato das empresas sobre o tema.
Para acessar o arquivo com a pesquisa completa, clique aqui: Pesquisa Gestão de Riscos 2020
Tag:Gestão de Riscos, KPMG