Você conhece o Risco Reputacional?
O risco de reputação é a possibilidade de uma ação da empresa ou de seus funcionários prejudicar o seu nome ou a sua reputação no mercado. Em algumas situações o risco pode ocorrer devido a interações com fornecedores ou parceiros.
Outra forma de materialização deste risco é através de veiculação de informações na mídia que afetam negativamente a imagem da empresa. Uma companhia que se envolve em negócios ilícitos ou fraudulentos e tem seu nome veiculado na mídia vai sofrer com a queda na demanda dos seus produtos ou serviços, pois seus clientes e fornecedores vão evitar novos negócios.
Este risco tem o potencial de afetar drasticamente o resultado da empresa decorrente da falta de credibilidade e confiança.
Mas como mitigar o risco de reputação?
As empresas precisam ter controles robustos sobre as suas operações através dos procedimentos de conheça o seu cliente (know your customer), conheça o seu fornecedor (know your supplier) e conheça o seu parceiro (know your partner).
Além de ter boas práticas de governança e transparência, as empresas precisam ser socialmente responsáveis e ambientalmente conscientes para evitar ou minimizar o risco de reputação. Por exemplo, as empresas de gás e petróleo têm sido cada vez mais monitoradas por ativistas ambientais devido aos danos percebidos ao meio ambiente causados por suas atividades de extração.
Exemplo de risco de reputação
O risco reputacional foi amplamente comentado em 2016 com o surgimento do escândalo do banco americano Wells Fargo. Este episódio foi marcado pela abertura de milhões de contas não autorizadas pelos seus gerentes do segmento varejo, os quais foram incentivados ou coagidos por seus supervisores.
O CEO do banco, John Stumpf e outros diretores foram demitidos. Os reguladores sujeitaram o banco a multas e penalidades, e uma série de grandes clientes reduziram, suspenderam ou interromperam totalmente seus negócios com o banco. A reputação do Wells Fargo foi fortemente manchada e a empresa continua no processo de reconstrução da sua reputação e da sua marca.
Se você deseja se aprofundar neste e em outros importantes conceito sobre gestão de riscos conheça o nosso curso Gestão de Riscos e Compliance.