0% Simulado CPA 10 - Módulo 2 Digite seu email para receber o resultado. 1 / 65 1. O horizonte de tempo é um importante fator para a tomada de decisão para um investimento. Assinale a alternativa incorreta: a) As operações realizadas no mesmo dia (Day trade) garantem boa rentabilidade b) Produtos com prazos mais longos pagam menor alíquota de impostos c) Fundos de renda fixa historicamente apresentam baixa volatilidade d) Produtos com forte oscilação de preço requerem maior tempo de investimento As operações realizadas no mesmo dia (Day trade) podem gerar boa rentabilidade, mas da mesma forma podem gerar grandes perdas. 2 / 65 2. Qual das alternativas abaixo não faz parte do cadastro do cliente que deseja operar com uma instituição financeira: a) profissão b) grau de escolaridade c) histórico de dívidas d) patrimônio O histórico de dívidas não é requerido no momento de colher as informações cadastrais do cliente. 3 / 65 3. De acordo com as normas do BACEN e da CVM, considera-se um indício de crime de lavagem de dinheiro a realização de transações a) de valores superiores a R$ 10 milhões. b) entre empresas de um mesmo grupo empresarial. c) nas quais não é possível identificar o beneficiário final. d) que tenham como uma das partes empresas de consultoria e/ou administradoras de bens. As transações nas quais não é possível identificar o beneficiário final configuram indícios de lavagem de dinheiro, conforme os normativos da CVM (art. 6º, Instrução CVM 301) e do BACEN (art. 10, Circular BACEN 3.461). 4 / 65 4. É uma exigência mínima estabelecida pelo Código de Distribuição da ANBIMA para as instituições participantes a) contratar Agente Autônomo de Investimento (AAI) para a distribuição e mediação de valores mobiliários. b) adotar procedimentos formais denominados como conheça seu cliente, de modo a identificar operações incompatíveis com o patrimônio e/ou renda do investidor. c) manter uma área de compliance para reparar os danos resultantes das perdas financeiras dos clientes. d) ter uma política interna proibindo a equipe de distribuição de produtos de investimento de investir em derivativos. Integram as exigências mínimas a obrigação das instituições participantes de adotar procedimentos formais de conheça seu cliente (KYC) compatíveis com o porte, o volume, a natureza e a complexidade das transações envolvendo produtos de investimento, buscando o monitoramento contínuo das transações, de modo a identificar aquelas que são suspeitas e/ou incompatíveis com o patrimônio e/ou renda do cliente. 5 / 65 5. Um cliente com 80 anos, elevado patrimônio acumulado e baixo conhecimento financeiro solicita uma indicação de investimento. Marque a alternativa mais adequada a este perfil: a) Previdência privada b) Fundo de ações c) CDB prefixado pelo prazo de 2 anos d) Fundo cambial Para o perfil mencionado uma estratégia mais conservadora tende a ser a melhor. Assim, uma CDB prefixado tem menor risco e é mais fácil para ser acompanhado, do que as alternativas B e C. A oferta de Previdência privada não é adequada para um cliente com 80 anos. 6 / 65 6. Assinale a situação que não deve ser monitorada continuamente pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários): a) operações que evidenciem oscilação significativa em relação ao volume e/ou frequência de negócios. b) operações em derivativos realizadas por uma das partes. c) operações cujos valores pareçam ser objetivamente incompatíveis com os rendimentos do cliente. d) operações realizadas entre as mesmas partes ou em benefício das mesmas partes, nas quais haja seguidos ganhos ou perdas. As operações de derivativos não devem ser monitoradas pela CVM. 7 / 65 7. Para definir a Situação Financeira do investidor, como parte do processo de verificar o perfil do investidor, estabelecido no Código de Distribuição da ANBIMA, a instituição deverá obter informações do cliente sobre I. os tipos de produtos, serviços e operações com os quais o investidor tem familiaridade. II. o valor e os ativos que compõem o seu patrimônio. III. a necessidade futura de recursos declarada. Está correto o que se afirma em a) II e III, apenas. b) I, II e III. c) I e II, apenas. d) I e III, apenas. Para verificar a Situação Financeira do investidor, a instituição financeira deve analisar, no mínimo, o valor das receitas regulares declaradas pelo cliente; o valor e os ativos que compõem o patrimônio do cliente; e a necessidade futura de recursos declarada pelo cliente. 8 / 65 8. O Suitability tem como objetivo avaliar a adequação entre o perfil do cliente e o produto ofertado. Assinale a alternativa que é uma vedação ao distribuidor quando recomenda produtos ou serviços: a) O cliente tem mais de 60 anos b) O cadastro do cliente está desatualizado mais de 2 anos c) A informação sobre o patrimônio é maior do que R$ 1 milhão d) É um produto de renda variável As informações cadastrais desatualizadas a mais 2 anos é uma vedação durante a avaliação do suitability. 9 / 65 9. A manutenção de um cadastro completo e atualizado dos clientes é uma atuação preventiva de responsabilidade: a) Da instituição financeira b) Do cliente c) Do Banco Central do Brasil d) Da Comissão de Valores Mobiliários A responsabilidade por manter o cadastro completo e atualizado dos clientes é da instituição financeira. 10 / 65 10. Assinale a alternativa que representa os objetivos do Código de Autorregulação para a certificação continuada: I. Estabelecer princípios e regras de conduta para os profissionais que atuam na oferta de produtos de investimento II. Promover a concorrência leal entre os participantes do mercado III. Adotar práticas equitativas e uniformes entre os profissionais IV. Disseminar a cultura de investimento em bolsa de valores a) I, II e III b) I e II c) I e III d) I e IV Os itens I, II e III estão corretos. Disseminar a cultura de investimento em bolsa de valores não é um dos objetivos do Código de Autorregulação de certificação continuada. 11 / 65 11. Uma instituição financeira divulgou o material publicitário sobre um novo fundo de investimento, porém foram identificadas algumas informações incorretas sobre as taxas de juros. O material foi produzido por um terceiro. Neste caso de que é a responsabilidade sobre o material divulgado incorretamente? a) Da instituição financeira b) Do cliente c) Do terceiro contratado d) Da Anbima A reponsabilidade por toda a publicação do material publicitário ou do material técnico é da instituição financeira. 12 / 65 12. Quanto ao registro das operações dos clientes, as instituições financeiras são obrigadas a mantê-lo integralmente, a) sem identificar esses clientes, pelo prazo mínimo de dez anos. b) sem identificar esses clientes, pelo prazo mínimo de cinco anos. c) identificando esses clientes, pelo prazo mínimo de dez anos. d) identificando esses clientes, pelo prazo mínimo de cinco anos. A obrigação de manter os registros de todas as transações, com a devida identificação dos clientes, tem prazo determinado de pelo menos 10 anos, podendo ser estendido em caso de processo administrativo. 13 / 65 13. Marque a alternativa que representa um exemplo de venda casada realizada por um gerente de uma agência bancária: a) Oferta de um fundo de investimento alavancado b) Emissão de cartão de crédito condicionado à compra de título de capitalização c) Oferta de empréstimo com desconto na taxa de juros d) Aquisição de 2 títulos de capitalização pelo cliente A emissão de cartão de crédito condicionado à compra de título de capitalização é um exemplo de venda casada. 14 / 65 14. No processo de lavagem de dinheiro a fase de Integração caracteriza-se por: a) Inserção do dinheiro no sistema econômico b) Os ativos são incorporados formalmente ao sistema econômico c) Dificultar o rastreamento dos recursos ilícitos d) Os ativos são distribuídos para as organizações criminosas Na etapa de integração os ativos são incorporados formalmente ao sistema econômico. 15 / 65 15. Ao praticar a lavagem de dinheiro, um indivíduo estará criminalmente sujeito a) à pena de cassação ou suspensão da autorização para o exercício de atividade, operação ou funcionamento. b) à pena de inabilitação para o exercício do cargo de administrador das pessoas jurídicas. c) às penas de reclusão e multa. d) à pena de reclusão, apenas. O art. 1º da Lei 9.613/98 prevê pena de reclusão e multa para a prática do crime de lavagem de dinheiro e é aplicável tanto a quem cometer o crime quanto a quem ajudar no processo de lavagem de dinheiro. 16 / 65 16. Os princípios gerais de conduta são declarações de deveres a serem observados pelas instituições participantes em relação ao desempenho da atividade de Distribuição de Produtos de Investimento. Qual das alternativas abaixo não é um princípio geral de conduta? a) Identificar, administrar e mitigar eventuais conflitos de interesse que possam afetar a imparcialidade das pessoas que desempenhem funções ligadas à Distribuição de Produtos de Investimento. b) Adotar condutas incompatíveis com os princípios da idoneidade moral e profissional. c) Divulgar informações claras e inequívocas aos investidores acerca dos riscos e consequências que poderão advir dos produtos de investimento. d) Exercer suas atividades com boa-fé, transparência, diligência e lealdade. É esperado a adoção de condutas compatíveis com os princípios da idoneidade moral e profissional tanto da instituição como dos seus profissionais. 17 / 65 17. Para a compatibilidade da situação financeira do cliente pessoa física e da oferta de um produto de investimento, no processo de API, um profissional deverá verificar a) a formação acadêmica e experiência profissional do cliente. b) o valor e os ativos que compõem o patrimônio do cliente. c) a profissão exercida pelo cliente. d) a finalidade do investimento. A Instrução CVM 539, art. 2º, § 2º, determina que, para a verificação da compatibilidade da situação financeira do cliente com o produto, serviço ou operação, seja analisado, no mínimo, (i) o valor das receitas regulares declaradas pelo cliente; (ii) o valor e os ativos que compõem o patrimônio do cliente; e (iii) a necessidade futura de recursos declarada pelo cliente. 18 / 65 18. Marque a ordem correta das fases de um processo de lavagem de dinheiro: a) Colocação, integração e ocultação b) Ocultação, colocação e integração c) Integração, ocultação e colocação d) Colocação, ocultação e integração A ordem correta das fases de um processo de lavagem de dinheiro é: 1. Colocação, 2. Ocultação e 3. Integração 19 / 65 19. O nome dado às regras e procedimentos adotados pelas instituições para conhecer seus investidores é: a) Conheça seu cliente b) Identificação do cliente c) Cadastro do cliente d) Conheça seu fornecedor As regras e procedimentos adotados pelas instituições para conhecer seus investidores é denominado como Conheça seu Cliente. 20 / 65 20. O termo parâmetros de performance está relacionado a: a) Risco b) Rentabilidade c) Volatilidade d) Liquidez Parâmetros de performance está relacionado as medidas de retorno ou rentabilidade do investimento. 21 / 65 21. Quanto aos prazos de atualizações, as pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição e os consultores de valores mobiliários são obrigados a promover a atualização das informações relativas ao perfil de seus clientes em intervalos não superiores a: a) 36 meses b) 12 meses c) 24 meses d) 60 meses As informações relativas ao perfil de seus clientes devem ser atualizadas em intervalos não superiores a 24 meses. 22 / 65 22. Segundo a legislação o prazo mínimo de manutenção do registro das operações é de: a) 10 anos b) 15 anos c) 1 ano d) 2 anos Segundo a legislação o prazo de manutenção é de, no mínimo, cinco anos da conclusão da transação, podendo ser estendido pela autoridade competente. 23 / 65 23. Para investidores idosos, são recomendáveis investimentos de a) alto risco e baixa liquidez b) baixo risco e alta liquidez. c) alto risco e alta liquidez. d) baixo risco e baixa liquidez. Em geral, os investimentos de baixo risco e alta liquidez são recomendáveis a investidores idosos. Os investimentos de alto risco dificilmente são recomendáveis a investidores idosos, pois, se no longo prazo ativos de maior risco tendem a oferecer maior retorno, esses clientes dificilmente estarão vivos no longo prazo, pelo que podem ser vítimas da volatilidade. Também faz pouco ou nenhum sentido recomendar para um investidor de idade avançada produtos de baixa liquidez. Assim, amarrar os recursos de um investidor idoso em um produto com liquidez apenas no vencimento, e vencimento em alguns anos, não é, a rigor, recomendável. 24 / 65 24. Um cliente de um banco costuma realizar frequentemente transferências entre diversos tipos de contas com titularidades diferentes. No processo de lavagem de dinheiro estas transferências podem caracterizar que etapa: a) Ocultação b) Colocação c) Integração d) Inclusão Na etapa de ocultação o objetivo é dificultar o rastreamento contábil dos recursos ilícitos, quebrando a cadeia de evidências que conecta o dinheiro à sua origem ilícita. Os criminosos buscam movimentá-lo de forma eletrônica, transferindo os ativos para contas anônimas preferencialmente, em países amparados por fortes leis de sigilo bancário. 25 / 65 25. Um fundo de investimento menciona no seu prospecto a seguinte frase: “O fundo não conta com garantia do administrador do fundo, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou ainda do Fundo Garantidor de Crédito – FGC”. Esta menção significa que: a) Em caso de perdas a responsabilidade é do administrador b) O fundo com certeza terá perdas c) Em caso de perdas a responsabilidade é do cotista d) O fundo não poderá incorrer em perdas Neste caso as perdas, caso ocorram, são de responsabilidade dos cotistas, pois foi declarado que não existem outras garantias ou garantidores. 26 / 65 26. Assinale a alternativa incorreta relacionada aos 2 itens abaixo: Item I – Legislação vigente Item II – Código de Autorregulação da Anbima a) O item I se sobrepõe ao item II b) O item II costuma exceder as exigências do item I c) O item II se sobrepõe ao item I d) Os itens I e II são complementares O Código de autorregulação da Anbima não se sobrepõe à legislação vigente. 27 / 65 27. O diretor responsável pela elaboração e observância das regras de suitability deve ter sua nomeação ou substituição informada _____________ no prazo de sete dias úteis. a) A CVM b) Ao CMN c) Ao Bacen d) A Susep Instrução CVM 539 – dever de verificação da adequação de produtos, serviços e operações ao perfil do cliente (suitability) – finalidade e para quem se aplica a regra. Se aplica para os produtos, serviços e operações. Se busca oferecer ao público o acesso a um mercado financeiro que desempenhe adequadamente sua função de prestar serviços aptos a melhorar a vida das pessoas. 28 / 65 28. As instituições financeiras têm a obrigação de comunicar a ocorrência de determinadas operações suspeitas de lavagem de dinheiro a) à Receita Federal b) à Polícia Federal. c) ao Ministério Público Federal. d) ao Coaf. De acordo com a Instrução CVM 301, art. 7º, e a Circular BACEN 3.839, as instituições financeiras têm a obrigação de comunicar a ocorrência de determinadas operações suspeitas ao Coaf. 29 / 65 29. A atividade necessária à indicação adequada de produtos e serviços aos investidores conforme o seu perfil e situação financeira recebe o nome de: a) Perfil e Adequação do Investidor (PAI) b) Análise do Cadastro do Investidor (ACI) c) Enquadramento do Perfil do Investidor (EPI) d) Análise de Perfil do Investidor (API) É a definição de Análise de Perfil do Investidor (API). 30 / 65 30. É o objetivo do selo Anbima: a) demonstrar o compromisso das instituições em atender às disposições dos Códigos da Anbima. b) demonstrar que as informações divulgadas são verídicas e confiáveis. c) garantir que a instituição financeira tem porte adequado para ofertar o produto. d) garantir que a rentabilidade do fundo de investimento será obtida para o cliente. O objetivo do Selo Anbima é demonstrar o compromisso das instituições em atender às disposições dos Códigos da Anbima. 31 / 65 31. São exemplos de operações suspeitas para fins de prevenção à lavagem de dinheiro: I. operações liquidadas em espécie com valores elevados II. transferências privadas, sem motivação aparente, de recursos e de valores mobiliários III. Créditos feitos para parentes a) II e III estão corretas b) Nenhuma está correta c) Todas estão corretas d) I e II estão corretas Créditos feitos para parentes não são operações suspeitas. Caso este tipo de operações seja recorrente, com altos valores envolvidos e sem a origem clara dos recursos passam a ser suspeitas. 32 / 65 32. Assinale a alternativa correta em relação às atribuições do diretor responsável por controles internos nas instituições participantes: a) É obrigatório a indicação de um diretor, estatutário ou equivalente, responsável pelos controles internos e pelo Compliance. b) O diretor pode atuar em funções relacionadas à administração de recursos de terceiros. c) O diretor pode atuar em funções relacionadas à distribuição e oferta de valores mobiliários. d) O diretor pode atuar em funções relacionadas à consultoria de fundos de investimentos. É obrigatório a indicação de um diretor, estatutário ou equivalente, responsável pelos controles internos e pelo Compliance. O diretor não deve executar outras funções ligadas ao front-office para não caracterizar um conflito de interesse. 33 / 65 33. Fica vedado ao distribuidor recomendar produtos ou serviços quando o perfil do cliente não seja adequado ao produto ou serviço. Esta afirmação refere-se ao conceito de: a) Suitability b) Prevenção a lavagem de dinheiro c) Conheça o seu cliente d) Cadastro do cliente A afirmação se refere ao conceito de Suitability. 34 / 65 34. Uma das formas de proteção contra questionamentos posteriores ao fim do relacionamento financeiro é: a) cadastro atualizado b) extrato mensal c) histórico das transações d) ficha de antecedentes criminais O cadastro atualizado é uma das formas de proteção contra questionamentos posteriores ao fim do relacionamento financeiro com o cliente. 35 / 65 35. Um cliente pede ao seu gerente a emissão de uma TED no valor de R$ 250 mil para um destinatário, e diz que vai pagar o valor com dinheiro em espécie. O que o gerente deve fazer nesta situação: a) Se recusar a fazer a transação b) Questionar o cliente sobre a origem do recurso e informar a CVM c) Questionar o cliente sobre a origem do recurso e informar o Bacen d) Fazer a transação conforme solicitado pelo cliente Antes de fazer a transação o gerente precisa questionar sobre a origem do recurso e em seguida deve informar ao Bacen para registro. 36 / 65 36. Marque o aviso obrigatório que não está relacionado com a rentabilidade ou performance do fundo de investimento: a) “As informações presentes neste material técnico são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes”. b) “O investimento em (indicar produto de investimento) não é garantido pelo Fundo Garantidor de Créditos”. c) “A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos.” d) “Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros.” O item C está relacionado à existência de garantia do FGC e não à rentabilidade ou performance. 37 / 65 37. De acordo com o Código de Distribuição da ANBIMA, na elaboração de publicidade e divulgação de materiais técnicos dos produtos de investimento, as instituições participantes devem produzi-los com a) promessa ou garantia de resultados futuros. b) informações claras e necessárias para a tomada de decisão do cliente. c) linguagem técnica e formal. d) expectativas do administrador em que não existe uma base técnica. As instituições participantes devem produzir publicidade ou material técnico adequado ao seu público-alvo, com informações claras, minimizando incompreensões quanto ao seu conteúdo, e privilegiando informações necessárias para a tomada de decisão. 38 / 65 38. A marcação a mercado de um título busca refletir: a) O preço que seria negociado no dia b) O preço futuro c) O preço da data de aquisição d) O preço histórico Marcação a mercado significa registrar pelo preço que seria negociado diariamente no mercado. 39 / 65 39. O material técnico deve conter, no mínimo, as seguintes informações sobre o produto de investimento, exceto: a) Descrição do objetivo/e ou estratégia. b) Carência para resgate e prazo de operação. c) Tributação aplicável. d) Valor da cota no resgate O valor da cota no resgate não é requerido no material técnico divulgado pela instituição financeira. 40 / 65 40. Marque a alternativa que não está relacionada às normas e procedimentos de lavagem de dinheiro: a) Verificação da adequação entre as movimentações financeiras e a capacidade financeira do cliente b) Atualização periódica do cadastro do cliente c) Separação entre as funções de administração de recursos de terceiros e a administração dos recursos próprios d) Manutenção de ficha cadastral atualizada dos sócios e administradores de pessoa jurídica O objetivo da separação entre as funções de administração de recursos de terceiros e próprios é evitar conflito de interesse. 41 / 65 41. Para concluir sobre a adequação do produto ou serviço aos objetivos de investimento do cliente é necessário verificar, no mínimo: I. o período em que o cliente deseja manter o investimento; II. as preferências declaradas do cliente quanto à assunção de riscos; e III. as finalidades do investimento. a) Apenas II e III b) Apenas I e II c) Apenas I d) Todas estão corretas As três afirmações são necessárias para verificar a adequação do produto ou serviços aos objetivos de investimento do cliente. 42 / 65 42. É um objetivo do Código de Autorregulação para a certificação continuada: a) Promover a ética e a capacitação técnica entre os profissionais que trabalham na oferta de crédito b) Promover a ética e a capacitação técnica entre os profissionais que trabalham na oferta de produtos de investimento c) Promover os profissionais através de divulgação dos melhores no site da Anbima d) Promover os profissionais que se destacam no exame de certificação O Código de Autorregulação para a certificação continuada é direcionado para os profissionais que atuam na oferta de produtos de investimento. 43 / 65 43. Pelas normas do BACEN, a partir de 2018, as instituições financeiras devem comunicar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) as operações ou propostas de operações de depósito em espécie, saque em espécie ou saque em espécie por meio de cartão pré-pago, de valor igual ou superior a a) R$ 100.000,00 b) R$ 50.000,00 c) R$ 500.000,00 d) R$ 250.000,00 R$ 50.000,00 corresponde ao montante igual ou acima do qual, de acordo com a Circular Bacen 3.839, as instituições financeiras devem comunicar ao Coaf as operações ou propostas de operações de depósito em espécie, saque em espécie, ou saque em espécie por meio de cartão pré-pago. 44 / 65 44. Para concluir se a situação financeira do cliente é compatível com o produto ou serviço deve verificar, no mínimo: I. o valor das receitas regulares declaradas pelo cliente; II. o valor e os ativos que compõem o patrimônio do cliente; e III. a necessidade futura de recursos declarada pelo cliente. a) Todas estão corretas b) Apenas I c) Apenas I e II d) Apenas II e III As três afirmações são necessárias para verificar a situação financeira do cliente e sua adequação ao produto ou serviço. 45 / 65 45. Conforme as regras da CVM para a Análise do Perfil do Investidor (API), é permitido que um cliente realize uma primeira operação cuja recomendação lhe seja vedada, em função da ausência de preenchimento do API, desde que obtenha a) declaração expressa do cliente e do cônjuge (quando casado) de que estão cientes da ausência de seu perfil. b) autorização expressa da auditoria externa contratada pela instituição responsável pela observância das regras de suitability. c) autorização expressa do diretor da instituição responsável pela observância das regras de suitability. d) declaração expressa do cliente de que está ciente da ausência de seu perfil. A CVM determina a necessidade de obtenção de declaração expressa do cliente de que está ciente da ausência, desatualização ou inadequação de seu perfil, para a realização da operação. 46 / 65 46. Um gerente oferece 2 produtos financeiros ao seu cliente. Qual tem a maior rentabilidade? I. CDB com rentabilidade de 100% do CDI II. Fundo de investimento que rendeu 105% do CDI nos últimos meses a) Ambos têm a mesma rentabilidade b) Fundo de investimento c) CDB d) Não podemos afirmar qual tem a maior rentabilidade No item I só saberemos a rentabilidade no futuro pois depende do CDI. No item II para conhecer a rentabilidade também precisamos do valor do CDI no período. 47 / 65 47. Um gerente de uma instituição financeira está dispensado do dever de verificar a adequação de produtos, serviços e operações ao perfil quando o cliente a) for diretor de instituição financeira. b) tiver sua carteira de valores mobiliários administrada por administrador autorizado pela CVM. c) for pessoa natural com investimento financeiro superior a R$ 10.000.000,00 e atestar, por escrito, sua condição de investidor profissional. d) for graduado em Direito, Economia e/ou Administração. Quando o cliente tiver sua carteira de valores mobiliários administrada por administrador autorizado pela CVM, o profissional está dispensado do dever de verificação da adequação dos produtos, serviços e operações ao perfil do cliente. 48 / 65 48. Em procedimentos e controles internos obrigatórios, determinados pelas regras de suitability, a instituição financeira é responsável por a) ter um diretor estatutário responsável pelo cumprimento das normas. b) contar com uma área jurídica responsável pelo cumprimento das normas. c) elaborar relatórios periódicos da verificação da Adequação do Perfil do Investidor (API), submetendo-os à auditoria externa. d) elaborar relatórios periódicos da verificação da Adequação do Perfil do Investidor (API), submetendo-os ao Banco Central. A CVM determina, como procedimento obrigatório, para as pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição e para os consultores de valores mobiliários que se organizem sob a forma de pessoa jurídica, a indicação de um diretor estatutário responsável pelo cumprimento das normas estabelecidas pela Instrução CVM 539. 49 / 65 49. Não é um exemplo de atividade que caracteriza a lavagem de dinheiro: a) ocultação de bens, direitos ou valores provenientes de infração penal. b) importação ou exportação de bens com valores não correspondentes aos verdadeiros. c) conversão de bens, direitos ou valores provenientes de infração penal em ativos lícitos. d) comércio de bens ou prestação de serviços para o governo federal. O comércio de bens ou prestação de serviços para o governo federal não é uma atividade ilícita. 50 / 65 50. No processo de lavagem de dinheiro a fase de colocação caracteriza-se por: a) Os ativos são incorporados formalmente ao sistema econômico b) Os ativos são distribuídos para as organizações criminosas c) Inserção do dinheiro no sistema econômico d) Dificultar o rastreamento dos recursos ilícitos Na etapa de colocação ocorre a inserção do dinheiro no sistema econômico. 51 / 65 51. Um cliente procurou determinada instituição financeira para obter empréstimo pessoal. O funcionário dessa instituição informou ao cliente que I. poderá reduzir a taxa de juros no empréstimo pessoal, se ele contratar um seguro de proteção ao crédito, que lhe será oferecido por valor abaixo do habitual. II. poderá lhe conceder o empréstimo, desde que ele contrate um seguro de proteção ao crédito. Nesse caso, I e II representam, respectivamente, as práticas a) de venda casada e de venda casada. b) de venda casada e promocional. c) promocional e de venda casada. d) promocional e promocional. A alternativa enquadra corretamente cada uma das situações como prática promocional e de venda casada, respectivamente. 52 / 65 52. A conduta que consiste no ato de subordinar a venda ou prestação de um serviço à aquisição de outro bem ou utilização de outro serviço é denominada: a) Operação vinculada b) Operação suspeita c) Venda casada d) Venda garantida A venda casada é a conduta que consiste no ato de subordinar a venda ou prestação de um serviço à aquisição de outro bem ou utilização de outro serviço. 53 / 65 53. É uma obrigação das instituições participantes determinada pelos Princípios Gerais do Código de Distribuição da ANBIMA a) garantir o retorno de produtos de investimento de renda fixa que distribua. b) garantir a Marcação a Mercado (MaM) dos ativos. c) realizar auditorias nas empresas emissoras de valores mobiliários que distribua. d) identificar conflitos de interesse que possam afetar a imparcialidade da atividade de distribuição. Identificar, administrar e mitigar eventuais conflitos de interesse que possam afetar a imparcialidade das pessoas que desempenhem funções ligadas à Distribuição de Produtos de Investimento é uma das obrigações impostas pelos princípios gerais do Código de Distribuição. 54 / 65 54. Assinale as atividades acessórias que podem ser prestadas aos investidores conforme o Código de Distribuição de Produtos de Investimento: a) Fornecimento de informações sobre os concorrentes e ganhos diários b) Envio diário das demonstrações financeiras e manutenção do portfolio c) Assessoria apenas por telefone e atualização do cadastro d) Manutenção do portfólio e fornecimento de informações periódicas Segundo o Código de Distribuição de Produtos de Investimento são atividades acessórias prestadas aos investidores a manutenção do portfólio de investimentos e o fornecimento de informações periódicas acerca dos investimentos realizados. 55 / 65 55. Um gerente de uma instituição financeira NÃO poderá recomendar produtos ou serviços quando o cliente a) tiver um horizonte de investimento de curto prazo. b) apresentar perfil classificado como conservador. c) apresentar perfil com informações desatualizadas. d) tiver idade igual ou inferior a 21 anos. A falta de atualização das informações do perfil do cliente é uma das hipóteses estabelecidas pela CVM de vedação à recomendação de produtos ou serviços aos clientes pelos integrantes do sistema de distribuição e pelos consultores de valores mobiliários. Essas pessoas, conforme o art. 5º da Instrução CVM 539, estão vedadas a recomendar produtos ou serviços aos clientes quando: (i) o perfil do cliente não for adequado ao produto ou serviço; (ii) não forem obtidas as informações que permitam a identificação do perfil do cliente; ou (iii) as informações relativas ao perfil do cliente não estiverem atualizadas. 56 / 65 56. Marque o item que não representa um mecanismo relacionado à segurança e o sigilo das informações: a) Treinamentos para sócios, administradores e profissionais que tenham acesso a informações confidenciais, reservadas ou privilegiadas. b) Testes periódicos de segurança para os sistemas de informação. c) Acompanhamento do número de clientes que encerraram o relacionamento. d) Controle de informações confidenciais, reservadas ou privilegiadas, incluindo regras de acesso. Acompanhar o número de clientes que encerraram o relacionamento é uma atividade que não está relacionada à segurança ou sigilo das informações. 57 / 65 57. O princípio conheça seu cliente (KYC) tem como objetivo a) manter os investidores atualizados sobre as características dos produtos bancários. b) realizar o monitoramento contínuo das transações efetuadas pelos clientes para identificar aquelas que são consideradas suspeitas de acordo com o patrimônio e/ou a renda do investidor. c) alertar aos clientes situações em que possam vir a adquirir produtos inadequados ao perfil de risco. d) reunir o maior número de informações para identificar possíveis clientes inadimplentes. O princípio “conheça seu cliente” ao almejar reunir as mais diversas informações sobre os clientes das instituições financeiras, possibilita a realização de uma análise mais precisa sobre regularidade ou irregularidade das operações realizadas pelos clientes, permitindo identificar aquelas consideradas suspeitas de acordo com o patrimônio e/ou a renda do investidor, análise essa que funciona como proteção da instituição financeira e de seus profissionais. 58 / 65 58. O cadastro dos dados dos clientes das instituições financeiras a) deve estar completo e atualizado para auxiliar na verificação da capacidade financeira desses clientes com o objetivo de prevenir o crime de lavagem de dinheiro. b) deve reunir o maior número de informações, independentemente da atualização desse cadastro, para a prevenção de lavagem de dinheiro. c) pode ser atualizado pelos canais de atendimento telefônico, sem a necessidade da comprovação desses dados. d) pode ser atualizado, a qualquer momento, a critério dessas instituições Um cadastro completo e atualizado auxilia na verificação da capacidade financeira do cliente, o que permite mais facilmente a identificação de operações suspeitas. 59 / 65 59. A lavagem de dinheiro corresponde à prática pela qual se inserem na economia formal recursos decorrentes de _________________, por meio da ocultação ou dissimulação de sua verdadeira origem. a) Práticas em conformidade com a legislação b) Roubos de mercadorias c) Crimes do colarinho branco d) Atividades ilícitas A lavagem de dinheiro corresponde à prática pela qual se inserem na economia formal recursos decorrentes de atividades ilícitas, por meio da ocultação ou dissimulação de sua verdadeira origem. 60 / 65 60. O procedimento adotado para aceitação de investidores através da análise e validação dos dados, visitas na residência ou trabalho e atualização cadastral periódica, é: a) Conheça seu cliente b) Suitability c) Lavagem de dinheiro d) Informe de rendimentos refere-se à definição do procedimento Conheça o seu cliente. 61 / 65 61. Assinale o item que representa uma das finalidades do Código de Autorregulação da Anbima: a) Definir regras de negociação nas Bolsas de Valores b) Promover práticas que não são equitativas entre as instituições c) Promover medidas que venham a oferecer resultados financeiros para as empresas d) Promover a concorrência leal entre os participantes do mercado Uma das finalidades é promover a concorrência leal entre os participantes do mercado. Os demais itens estão incorretos. 62 / 65 62. Quanto ao descumprimento das obrigações das medidas de prevenção à lavagem de dinheiro, os agentes sujeitos às penalidades administrativas são o diretor responsável pela implementação e pelo cumprimento dessas medidas a) e o funcionário da instituição responsável pela conta, apenas. b) e os demais administradores da instituição financeira, apenas. c) e a instituição financeira, apenas. d) a instituição financeira, e os demais administradores da instituição financeira. A alternativa apresenta todos os sujeitos que estão suscetíveis a penalidades administrativas nos termos da Lei 9.613/98, do art. 10 da Instrução CVM 301 e do art. 18 da Circular BACEN 3.461. 63 / 65 63. Segundo legislação aplicável o gerente não pode praticar a seguinte: a) Oferta a cliente aposentado b) Venda casada c) Venda cruzada d) Liquidação de operação no mesmo dia Venda casada é conduta vedada pelas leis brasileiras por ser considerada prática abusiva pelo direito do consumidor, bem como infração à ordem econômica. 64 / 65 64. O gerente comercial informa o cliente que só consegue aprovar um empréstimo se for contratado um título de capitalização. Nesta situação o gerente praticou: a) Lavagem de dinheiro b) Fraude c) Venda casada d) Operação de crédito Venda casada consiste no ato de subordinar a venda ou prestação de um serviço à aquisição de outro bem ou utilização de outro serviço. 65 / 65 65. As regras de suitability determinadas pela CVM são aplicáveis às recomendações de produtos ou serviços que sejam realizadas por meio de a) contato pessoal ou telefônico, apenas. b) contato pessoal ou quaisquer meios de comunicação. c) contato pessoal ou comunicação escrita. d) contato pessoal, apenas. De acordo com a Instrução CVM 539, art. 1º, § 1º, as regras de suitability incidem sobre as recomendações realizadas pela forma de contato pessoal ou com o uso de qualquer meio de comunicação, seja sob forma oral, escrita, eletrônica ou pela rede mundial de computadores. Você acertou LinkedIn Facebook Twitter Fazer novamente Compartilhe: